ACONTECEU NA CIDADE BAIXA

Para ouvir o som clique no botão ao lado.

O tempo passa, os artistas mudam e muitos esquecem, mas Ray Charles apresentou-se em Porto Alegre. Foi em 1995 no contexto de um festival patrocinado pelo cigarro Free. Essa introdução é necessária, pois o que aconteceu é rigorosamente verdadeiro.

Era madrugada, dois amigos meus já estavam encerrando a noitada e, antes de ir para casa, resolveram passar num barzinho que existia na rua Joaquim Nabuco próximo da José do Patrocínio. Desceram do carro e à medida que se aproximaram ouviram música, mas pensaram que era reprodução de fita ou disco.

Entraram no bar e, para espanto total, viram sentado ao piano tocando e cantando, ninguém menos do que Ray Charles.

A cena era inacreditável, não só pelo cantor, mas pelo local. Não era show, não havia couvert artístico e já passava das duas horas da madrugada. O bar estava quase vazio.

Foi o garçom que explicou; disse que Ray Charles estava sem sono e queria tocar piano, mas não havia no hotel, então pediu que o levassem a algum lugar onde pudesse tocar e cantar.

Naquela hora da noite não era fácil achar o que ele queria, e o pessoal do hotel indicou aquele bar; antes telefonaram consultando e pouco depois ele chegou acompanhado apenas do motorista e um assessor, sentou ao piano e começou a tocar. Não quis comer e bebeu apenas água mineral.

Como era tarde, o bar não estava cheio e a maioria dos presentes não entendia muito bem o que estava acontecendo. Ficaram assistindo aquele show maravilhoso entre a incredulidade e o encantamento.

Naquele tempo não havia telefone celular e, portanto, ninguém conseguiu chamar os amigos ou tirar fotos. Durante aquelas duas ou três horas tiveram o privilégio e ouvir o gênio do blues cantando e tocando ao piano.

O episódio leva a entender o verdadeiro espírito de artista, que ama aquilo que faz. Na noite insone do cantor cego a alegria é cantar. E foi isso que fez, e deste modo propiciou uma noite inesquecível para os poucos que puderam lhe assistir.

Assim Ray Charles cantou na Cidade Baixa e quase ninguém da nossa cidade ficou sabendo. A vida é também desse jeito, devemos sempre estar preparados para algo inesperado, como um show privado do maior cantor de soul do mundo na madrugada de Porto Alegre.

Apesar de quase inacreditável isso foi real e conheço a testemunha ocular e auditiva.

O que não se pode ter certeza e talvez seja mesmo lenda, é a história de que um dos freqüentadores do bar, que já tinha bebido demais, resolveu ir embora e, como todo gambá inconveniente, saiu reclamando:

" Isso aqui já foi melhor, hoje trouxeram esse negrão xarope aí, que não tocou nenhuma música nossa e só fica cantando em inglês imitando o Ray Charles. Vou embora".

Música: Ray Charles - A Song For You



Compartilhar:


IR AO ÍNDICE